sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Prusa i3 - Problemas causados pelo suporte do extruder

Existe um problema causado pelo uso de suportes muito longos, normalmente utilizados em impressoras com carro X na vertical (i3, Graber, etc), principalmente quando o motor é colocado para frente, ao invés de para trás (deveria ficar na altura da guia linear); pode causa uma adesão incorreta entre as camadas; a impressão fica toda em zig-zag nas paredes e o bico pode levar um pouco, afastando mais do que a altura da camada do fatiador, principalmente em alturas pequenas, em torno de 0.2mm.

Atualmente, utilizo este tipo de suporte:

O meu extrusor atual, parece com este (tem pequenas diferenças):

Com a fadiga do tempo de uso e pelo efeito de "alavanca" que o suporte causa, pode gerar trepidações no carro. Também podem agravar o problema, o uso de filamento PLA (mais duro) e também a dificuldade de desenrolar o filamento do carretel, pode causar falta de preenchimento no infill ou paredes.
Para resolver isso, tive de prender muito bem o suporte e o extrusor. Apertei tanto, que chegou a rachar algumas partes, e tive de colar. A solução definitiva será remover o suporte e usar extrusores presos diretamente no carro X e com o motor sobre as guias lineares. Só estou revendo alguns ajustes, que já troco o extrusor.
Vou usar este tipo de extrusor:
http://www.thingiverse.com/thing:65939
http://www.thingiverse.com/thing:127138

Nenhum comentário:

Postar um comentário