quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Teste - Filamento experimental flexível - preliminar

A filamentos3dbrasil disponibilizou a um grupo de 10 pessoas, a possibilidade de testar o seu filamento flexível. Ele ainda é experimental. Somente existe a opção de 3mm, por ser muito flexível.

- diâmetro médio: 2.88mm (fiz uma medição rápida)
- temperatura média do hotend: comecei com 230ºC, porque não fluía o filamento, e fui diminuindo, até chegar ao valor de 205ºC. Menos que esta temperatura, me pareceu que não fluiu corretamente.
- temperatura da mesa: ambiente (sem ligar)
- reduzi a velocidade geral em 60%

O hardware utilizado é o extrusor Wade's extruder, com hotend de inox da sethi3d. Não fiz nenhuma correção da tabela do termistor. Utilizei fan ligado 100% do tempo, logo após a primeira camada. Utilizei também um ventilador pequeno, para refrigerar todo o conjunto, resfriando mais rapidamente o filamento.

Notei que o parafuso trator seria melhor se fosse aquele que é escavado e não o fresado. Também acho que o canal do filamento tem de ser o mais próximo possível do parafuso trator, para que o filamento não entre por baixo do rolamento, ou algo parecido.

Este é o parafuso trator escavado (tem um nome próprio, mas não lembro agora).

Este é o parafuso trator fresado. Tenho me parece que sobre pressão, o filamento deve torcer para o lado; talvez seja apenas impressão minha, mas estou agora sem o parafuso trator escavado.

Como o filamento chegou.



Ele é bem flexível e não deforma fácil.

Não sei se dá para notar, mas tem algumas bolhas dentro do filamento. Acredito que seja causado devido a dificuldade de produção deste material.

Coloquei em um carretel, para facilitar o desenrolar da impressão.


Isso deveria ser um pneu. Imprimi este arquivo, em 50% do tamanho original. Eu imprime a roda também, mas somente vou postar caso consiga montar o conjunto com o pneu.
Foi difícil verificar o preenchimento das camadas, porque o material não tem pigmento, e não dava para ver bem o que estava acontecendo.


Eu não sei porque eu fui imprimir utilizando brim; depois tive que usar uma tesoura para retirar.

Ficaram bastante fiapos. Mas é bastante fácil retirá-los.










Nenhum comentário:

Postar um comentário